Construção Civil e Produtividade

     Trabalhar em áreas ligadas a construção civil é, cada vez mais, um desafio, especialmente se considerarmos as frequentes mudanças que vem sendo ocasionadas em função de temas fundamentas com a sustentabilidade na construção, pois esta é uma questão de proporções muito amplas que envolvem desde o projeto, até a manutenção do imóvel sob os mais variados aspectos, principalmente a existência de soluções inteligentes que evitem danos ao meio ambiente. E em meio a todas estas considerações ainda existe a necessidade de cumprir prazos, alcançar metas financeiras, ser competitivo diante da concorrência, etc, ou seja, é preciso repensar a construção civil sob muitos aspectos, mas a produtividade é uma exigência da qual não se pode fugir. Construção civil e produtividade são conceitos que devem estar interligados em busca de um ponto de equilíbrio viável.

                                                                                                   Motivação

     Podemos definir produtividade na construção civil como sendo a quantia de trabalho que foi realizado em um determinado tempo, geralmente em algumas horas, e o principal a ser considerado é a relação existente entre recursos utilizados e resultados obtidos. Minimizando o uso de recursos naturais, máquinas, mão de obra e equipamentos, se obtém redução nos custos de produção, sendo assim o mercado se expande e há possiblidades de geração de empregos, melhores salários, mais qualidade de vida, favorecendo os interesses de todos os cidadãos envolvidos neste processo. Não é fácil, mas é possível. Por exemplo, para executar determinada tarefa no prazo determinado pode-se aumentar a produção contratando mais operários e equipamentos, ou otimizar recursos produtivos já existentes. Na segunda hipótese tem-se mais produção sem aumento de custos, que é sinônimo de produtividade na construção civil.

Fatores que geram produtividade

 

Principais reclamações de escassez de mão de obra ocorrem nos setores de construção civil e serviços

                                                                             Construção Civil e Produtividade

     Mão de obra qualificada e treinada, metodologia para a execução do trabalho, gerenciamento de controle atuante, layout no local de trabalho, insumos bem utilizados, processos para a produção e uma boa estrutura de organização da empresa, são os principais fatores que influenciam diretamente sobre a produtividade na construção civil. É um engano acreditar que a mão de obra não qualificada, por ser mais barata, vá trazer retorno financeiro em um canteiro de obras, pois o possível desperdício de material e de tempo é um preço muito alto a ser pago.

Questão Relevante

     Quanto ao ritmo de trabalho, cumprimento de horários de forma produtiva evitando paradas desnecessárias que atrapalham o fluxo do trabalho quebrando o ritmo de produção. Enfim, a administração é fundamental. Mas há que se ter também um trabalho comparativo, ou seja, uma base de valor que sirva de parâmetro para a análise de resultados financeiros, pois é este que nos dá o resultado total da produtividade dos recursos. Como regra geral podemos dizer que, a produtividade de agentes econômicos, sejam eles pessoas, empresas ou um país, é o melhor indicador para medir o nível de eficácia e eficiência do mesmo.

Fonte: http://imoveis.culturamix.com/construcao/construcao-civil-e-produtividade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s