CONCRETO AUTO ADENSÁVEL: UMA NOVA TECNOLOGIA À DISPOSIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

    O concreto auto adensável, hoje utilizado, foi desenvolvido no Japão, por volta de 1983, sendo que sua maior aplicação em obras civis ocorreu em 1997, naquele país, com a concretagem das ancoragens de concreto da ponte metálica de maior vão livre do mundo. A ponte Akashi-Kaikyo, inaugurada em 1998, com 1991 metros de vão livre, consumiu nas ancoragens 290.000 m³ de concreto auto adensável. Os motivos da utilização de CAA nesta obra foram a velocidade de execução, dispensa de adensamento, o qual seria muito difícil para este volume a qualidade final do concreto.

Akashi Kaikyo Bridge Location: Kobe, Japan on the map When built: 1998; Height: 298м; Length: 1.991m

DEFINIÇÃO

  O termo concreto auto adensável (CAA) identifica uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas preenchendo cada espaço vazio através exclusivamente de seu peso próprio, não necessitando de qualquer tecnologia de compactação ou vibração externa (TUTIKIAN, 2004).

  Descreve-se a auto adensabilidade do concreto fresco como a capacidade de preenchimento dos espaços vazios e o envolvimento das barras de aço e outros obstáculos pelo material, exclusivamente através da ação da força gravitacional, mantendo uma adequada homogeneidade (BOSILJVKOV, 2003).

  EFNARC (2002) diz que para um concreto ser considerado auto adensável, deve apresentar três propriedades fundamentais: fluidez, coesão ou habilidade passante e resistência à segregação. Define-se fluidez como a capacidade do concreto auto adensável de fluir dentro e através da fôrma preenchendo todos os espaços. Coesão ou habilidade passante como a capacidade de escoamento pela fôrma, passando por entre as armaduras sem obstrução do fluxo ou segregação. Resistência à segregação é a propriedade que caracteriza a capacidade do concreto em se manter coeso ou fluir dentro das fôrmas, passando ou não através de obstáculos.

VANTAGENS

  • Redução do custo de aplicação por m³ de concreto;
  • Garantia de excelente acabamento em concreto aparente;
  • Permite bombeamento em grandes distâncias horizontais e verticais com maior velocidade;
  • Otimização de mão-de-obra;
  • Maior rapidez de execução da obra;
  • Melhoria nas condições de segurança na obra;
  • Eliminação do ruído provocado pelo vibrador;
  • Significativa redução nas atividades de espalhamento e de vibração;
  • Permite a concretagem sem adensamento em regiões com grande densidade de armadura;
  • Aumento das possibilidades de trabalho com fôrmas de pequenas dimensões;
  • Redução do custo final da obra em comparação ao sistema de concretagem convencional;
  • Acelera o lançamento do concreto na estrutura, permitindo concretagens mais rápidas;
  • Redução da mão-de-obra no canteiro;
  • Melhoria do acabamento superficial;
  • Aumento da durabilidade devido à redução de defeitos de concretagem;

APLICAÇÕES DO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL

  O Concreto auto adensavel é indicado para utilização em obras convencionais onde se quer maior velocidade de concretagem, redução de custos e melhor qualidade do concreto. Também em casos específicos a sua utilização é recomendada como, por exemplo:

• Lajes de pequena espessura ou lajes nervuradas;

• Fundações executadas por hélice contínua;

• Paredes, vigas, colunas;

• Parede diafragma;

• Estações de tratamento de água e esgoto;

• Reservatórios de águas e piscinas;

• Pisos, contrapisos, lajes, pilares, muros, painéis;

• Obras com acabamento em concreto aparente;

• Locais de difícil acesso;

• Peças pequenas, com muitos detalhes ou com formato não-convencional onde seja difícil a utilização de vibradores;

• Fôrmas com grande concentração de ferragens.

VEJAM COMO É A VELOCIDADE DA CONCRETAGEM -> Concreto Auto Adensável

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s